Circuito das Águas Paulista oficializa candidatura para sediar Mundial de Maracanã, em 2026

O Consórcio Circuito das Águas Paulista (CICAP) oficializou sua candidatura para sediar o Campeonato Mundial de Maracanã em 2026. A região busca ser a primeira fora da África a receber o evento...

A proposta foi apresentada durante visita da comitiva da Federação Internacional de Associações de Maracanã (FIMAA) ao Circuito das Águas Paulista. A comitiva, composta pelo presidente da FIMAA Bleu L Jean Charlemagne; pelo técnico, Bamba Moussa; pelo jornalista, Ngamble Konate; e pelo conselheiro Amon Antoine, e promoveu clínicas e treinamentos na região.

Durante a visita, a comitiva realizou atividades com crianças, jovens e a equipe brasileira que disputará a Copa do Mundo do esporte. O objetivo é desenvolver a modalidade na América Latina, aproveitando a inspiração do Maracanã no futebol brasileiro.

O Maracanã é um esporte similar ao futsal, com 14 regras. Cada time tem seis jogadores e não há goleiro. A partida é dividida em dois tempos de 10 minutos e, em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis. O esporte surgiu na Costa do Marfim nos anos 1970, inspirado no estádio carioca. Nos anos 2000, a FIMAA formalizou as regras da modalidade.

O presidente do CICAP, Edson Rodrigo de Oliveira Cunha, comenta que “a candidatura do Circuito das Águas Paulista para sediar o Mundial de Maracanã em 2026 pode impulsionar o turismo e a economia local, além de consolidar a modalidade no Brasil”.