Circuito das Águas Paulista - Notícia
Voltar para página anterior

Consórcio de Tur. do Circuito das Águas Paulista realiza Encontro de Conselhos Municipais de Turismo
Em Lindoia dia 27 de Abril de 2017.

Dia 27 de Abril, Quinta Feira, às 18h00 estará acontecendo no Município de Lindoia, o 1º Encontro de Comtur do Circuito das Águas Paulista.

Uma realização do Consórcio de Turismo do Circuito das Águas Paulista e todas as suas cidades integrantes, Águas de Lindoia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro através de suas Secretarias/Diretorias de Turismo com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.

Este Encontro acontecerá no Centro Educacional, rua Cel. Estevam Franco, 262, e tem como objetivo apresentar alguns exemplos de Comtur que deram certo e hoje são referencia em todo Estado, além é claro, a oportunidade da troca de experiências e contatos entre os participantes.

Segundo o Presidente do Consórcio de Turismo do Circuito das Águas Paulista e Pref. de Monte Alegre do Sul, Edson Rodrigo, este evento vem de encontro com a Lei Complementar nº 1.261/2015 que pede a participação dos Conselhos junto a Administração Pública e, com alguns Conselhos ainda em formação, nada melhor do que bons exemplos, palestrantes de alto nível e um espaço para perguntas e debates.

Aproveitando, peço a todos os Conselhos Municipais de Turismo que venham participar deste evento com seus Conselheiros, Titulares e Suplentes, e deixo aqui o convite a toda a População para que prestigiem e venham conhecer um pouco mais destes Conselhos Municipais de Turismo e sua importância para o Município.

Segue Programação:

18h00 – Recepção

 

18h30 – Abertura Oficial

 

18h45 – Lei nº 1.261 Municípios de Interesse Turístico/Lei Revisional para as Estâncias e a Importância do Comtur conforme a Lei –

                        Romildo Campello – Analista de Sistemas, na vida Pública, entre outras atividades, atuou no Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, foi Secretário do Verde e Meio Ambiente e Ouvidor Geral de Mogi das Cruzes, presidiu a ANAMMA SP, Secretário Adjunto do Verde e Meio Ambiente da Cidade de São Paulo, chefiou o Gabinete da Secretaria Estadual de Turismo, foi Secretário Adjunto da Pasta e hoje responde pela Secretaria Adjunta da Cultura do Estado.

 

19h15 – Apresentação Comtur de Brotas –

Orlando ( Du ) Barreto - Advogado formado pela Fundação Raul Bauab, empresário atacadista de ramo alimentício, produtor rural e prefeito eleito por 4 mandatos no  município  de Brotas. Na sua primeira gestão 1993-1996, coordenou a implantação do 1º Projeto Eco turístico e criou o COMTUR de Brotas em 1994. Na segunda, tornou Brotas o primeiro município brasileiro a implantar legislação turística municipal, com as 13 Leis do Turismo Sustentável promulgadas no ano de 2003. E durante sua quarta gestão, em 2014, obteve a classificação de Estância Turística.

Considerado referência paulista na gestão pública do turismo, Du Barreto foi indicado pela APRECESP (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo) e nomeado pelo governador Geraldo Alckmin, em 2015, como conselheiro do COC (Conselho de Orientação e Controle do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos - FUMTUR), cuja função é fazer o planejamento, supervisão e controle (aprovação ou não dos pleitos) dos recursos das Estâncias Turísticas através do DADETUR (Departamento de Apoio e Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) da Secretaria Estadual de Turismo, chegando à presidência do Conselho em 2016.

Luciana Pires de Jesus - Técnica em turismo formada pelo Senac-Campinas, Consultora 8p´s de Marketing Digital e Tecnóloga em Marketing  formada pela Universidade Paulista, atua no turismo desde 1996, como guia de turismo especializada em ecoturismo e turismo de aventura e desde 2010 na gestão pública de turismo. De 2013 a 2016, atuou como Secretária de Turismo de Brotas, fortaleceu o papel do COMTUR na gestão compartilhada, produzindo, com apoio do Senac, o Plano Diretor de Desenvolvimento do Turismo (2015). Junto ao Prefeito Du Barreto, aliados políticos e COMTUR participou ativamente da conquista da Classificação como Estância Turística em julho de 2014. Em 2015/2016 implementou a Lei do Voucher gerando fundos para o FUMTUR além de aumentar a arrecadação municipal com o turismo (ISS Turístico) em cerca de 60%. Deixou o cargo em Brotas cumprindo todos os critérios para permanecer como Estância (Lei Complementar Estadual nº 1261/15)

Márcia Pontes - Turismóloga formada pela UNICEP (Centro Universitário Central Paulista). Atuou como Chefe de Gabinete por duas gestões na Prefeitura da Estância Turística de Brotas (2001 a 2008) quando Brotas lançou as 13 leis do Turismo Sustentável (2003), além de assessorar o Prefeito Du Barreto na luta pela classificação de Brotas como Estância desde então. Participou de vários cursos de formação para realização de cerimoniais, redação oficial, assessoria de comunicação chegando a recepcionar o Governador Geraldo Alckmin e a primeira Dama, Lu Alckmin, por diversas ocasiões. Em 2016, foi Diretora Presidente do Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Brotas (SAAEB).

 

20h00 – Apresentação Comtur de Socorro –

José Fernandes Franco - Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP de Piracicaba/SP em 1976, Trabalhou 16 anos em Multinacional, Secretário de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura de Socorro (1992 e 1993,  25 anos trabalhando com Turismo Rural, Ecoturismo, Negócios e Eventos, Aventura e Social. Em 1994 liderou a criação do Grupo Pró-Turismo de Socorro, sendo seu coordenador até 24/03/97. De 1997/2002 e  2012/2013 foi presidente do COMTUR - Conselho Municipal de Turismo de Socorro e por três vezes vice  presidente. Proprietário da Rede dos Sonhos - Hotéis Fazenda: Campo dos Sonhos; Parque dos Sonhos e Terra dos Sonhos.  De 2002/2005 - Vice presidente da ACE - Assoc. Comercial e Empresarial de Socorro/SP, Sócio Fundador da ABETA - Assoc. Brasil. Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, Associado e Ex-Conselheiro da ABRATUR/SP - Assoc. Brasil. de Turismo Rural/SP e Vice Presidente da ABIH/SP - Assoc. Brasil. da Indústria Hoteleira/SP.

Charles Gonçalves – Vice Presidente do Comtur de Socorro, Coordenador do Núcleo de Aventura de Socorro, Conselheiro da ABETA (Assoc. Bras. das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), Formado em Turismo Receptivo, Técnico de Hospedagem, Guia de Turismo Regional e proprietário da Empresa Próxima Aventura Agência de Turismo.

 

20h45 – Espaço para Perguntas

 

21h30 – Encerramento


Circuito das Águas Paulista Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Pólo Turístico do Circuito das Águas Paulista
Rua Nossa Senhora do Rosário, s/n - Centro de Convenções Circuito das Águas (Rodovia Serra Negra - Lindóia)
Serra Negra/SP - CEP: 13930-000 - (19) 3892-1015
Desenvolvido por: DIGITATOS