Circuito das Águas Paulista - Notícia
Voltar para página anterior

FÉ E TRADIÇÃO PARA “FECHAR O CORPO” EM MONTE ALEGRE DO SUL
Monte Alegre do Sul-SP

 Há quase setenta anos, a pinga com ervas garante saúde e protege contra o mau-olhado 

O dia ainda nem amanheceu em Monte Alegre do Sul, cidade localizada a cerca de 140km de São Paulo, no Circuito das Águas Paulista. Os produtores de cachaça já se preparam para seguir uma tradição que surgiu há décadas. Na Sexta-feira Santa, bem cedinho, a partir das 6h da manhã, a Praça Bom Jesus fica tomada. É hora de “fechar o corpo”, tomando, em jejum, a famosa mistura de pinga com guiné ou arruda acompanhada por um pãozinho com aliche.


A tradição começou em 1948, quando o monte-alegrense Seu Zezé Valente estava doente e tomou a receita que aprendera com a escrava Nhá Sabá: um remédio para "fechar o corpo" contra mau olhado, inveja e doenças. Quando a saúde melhorou, estava claro que a simpatia havia funcionado. 


Daí em diante, toda Sexta-Feira da Paixão, muita gente vem a Monte Alegre do Sul para o Fecha Corpo. Hoje, vários alambiques e produtores participam dessa tradição que protege a população e traz muitos turistas em busca de proteção para a continuidade do ano.


Durante a quaresma, período de reflexão para a igreja católica, a guiné e arruda, usadas nas religiões africanas para proteger das energias negativas caem muito bem. Tradições se misturam respeitosamente, criando uma fé que, independentemente do credo, é exclusivamente nossa.

 

RETORNO ÀS ORIGENS MONTE-ALEGRENSES

 

A Semana Santa em Monte Alegre do Sul é conhecida por turistas de todo o estado. Da simpatia de quase 70 anos à valorização dos artistas e produtores locais. Em 2017, a tradição continua. O “Fecha Corpo” é para proteção, mas também valoriza e apresenta a qualidade da cachaça monte-alegrense. Além dos bares e estabelecimentos locais, os seguintes alambiques participarão neste ano:


- Chora Menina;
- Nono Rouxinolli;
- Adega do Italiano;
- Neno Campanari;
- Tarcísio Ferreira;
- Cantinho da Ni;
- Fazenda Salmo XXIII;
- Casa da Cachaça;
- Adega Peterlini.           

 

BATUQUEIROS DO BECO FARÃO SHOW DE ALELUIA

 

A Prefeitura de Monte Alegre do Sul, por meio do Departamento de Cultura, Esportes e Turismo, traz uma apresentação especial para o “Show de Aleluia”: os “Batuqueiros do Beco”. O grupo, formado em 2015 por amigos que organizam o projeto Beco do Samba, na cidade de Amparo, trabalha pelo resgate do samba tradicional e suas raízes. A apresentação será sábado, a partir das 22h, na Praça Bom Jesus.

Confira também na Página do Facebook:

 https://www.facebook.com/1983986161828889/photos/a.1984133955147443.1073741828.1983986161828889/2028095577417947/?type=3


Download - Clique aqui para baixar

Circuito das Águas Paulista Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Pólo Turístico do Circuito das Águas Paulista
Rua Nossa Senhora do Rosário, s/n - Centro de Convenções Circuito das Águas (Rodovia Serra Negra - Lindóia)
Serra Negra/SP - CEP: 13930-000 - (19) 3892-1015
Desenvolvido por: DIGITATOS