Holambra sedia exposição de arte Dos Pés Ao Léu na próxima sexta

A Biblioteca Municipal sedia na próxima sexta-feira, dia 19 de fevereiro, a exposição de arte “Dos Pés ao Léu”, criada a partir de uma parceria entre a bailarina e performer Andréa Barbour, integrante do grupo O Teatro Mágico, e a escritora paulista Maíra Viana. A entrada da mostra, que acontece a partir das 20h, é gratuita.

“Dos Pés Ao Léu”, descrevem as autoras, “é um coletivo em favor da arte”. Segundo elas, ele nasceu a partir de uma técnica fotográfica bem particular experimentada por Andréa, que consiste em capturar uma “cena” de baixo para cima usando o modo panorâmico de uma câmera de celular, seguindo o movimento dos “pés” até o “léu” – ao infinito da paisagem.

As imagens somadas à poesia de Maíra permitiram às autoras perceber que haviam criado uma peça de arte original. As fotografias criadas por Andréa acabaram se tornando populares na internet graças às postagens que as duas artistas faziam e, com o passar do tempo, muitas pessoas começaram a fazer cliques “dos pés ao léu” de suas viagens e passeios de fim de semana.

“Muitas delas entravam em contato para tirar dúvidas e aprender mais sobre a técnica fotográfica e a poesia quase telegráfica que as acompanha”, contam.

A partir dessa interação, Maíra e Andréa viram a possibilidade de transformar o trabalho numa coisa maior. Fizeram uma campanha de financiamento colaborativo pela internet e conseguiram arrecadar, em 60 dias, o valor necessário para a produção de um livro e uma exposição de arte, que aconteceu em São Paulo.

“É essa exposição que estamos trazendo para Holambra”, explica a holambrense Victória Ranali, idealizadora do projeto que será realizado em parceria com a Prefeitura e com patrocínio de empresas locais. “Além da exposição de peças em diversos tamanhos e formatos – algumas delas em tamanho real –, haverá também um bate-papo informal com as autoras e sessão de autógrafos”.

Para a diretora municipal de Turismo, Alessandra Caratti, a exposição é uma excelente oportunidade de acesso a um formato diferenciado de arte, que agrega a força da imagem ao inesgotável potencial criativo do texto. “Muito nos alegra poder sediar uma mostra como essa. Será imperdível”.

Download - Clique aqui para baixar