Circuito das Águas Paulista: por dentro das tendências para o turismo em 2024

O Circuito das Águas Paulista (Cicap) atua junto aos municípios para promover a região, que oferece experiências do descanso à adrenalina. O consórcio também age estrategicamente, sempre atento às tendências do mercado.

Nesse sentido, a pesquisa “Tendências globais de viagem para 2024”, da Visa, apresenta o cenário de transformação que a atividade turística vive e demonstra diretrizes que vão impactar o setor no próximo ano.

Por mais que o mundo ainda viva um clima de recuperação pós-pandemia, que afetou diretamente a indústria de viagens e turismo, os consumidores colocam o turismo entre suas prioridades. A estimativa é que a demanda global por viagens já chega a 91% da registrada em 2019 com tendência de crescimento nos próximos 12 meses.

O setor não mostra sinais de recuo para 2024. Prova disso é que os brasileiros planejam fazer três viagens de lazer no próximo ano. A geração Z, composta por pessoas nascidas, em média, entre a segunda metade da década de 1990 e o ano de 2010, alavanca esse crescimento, viajando 22% mais que a média. Esse público também contribui com a mudança de perfil das viagens. A procura hoje é por experiências de relaxamento, nova vivências e aventuras, tudo a ver com o Circuito das Águas Paulista!

Outra mudança relevante é que os viajantes querem flexibilidade e personalização. Além disso, o digital está cada vez mais presente, seja no planejamento e até mesmo na forma de pagamento de estadia, passagens, alimentação, entre outros gastos.

O Circuito das Águas Paulista, por ser um recanto de natureza e experiências diversas, também é um destino prioritário para quem busca combinar viagens de negócios e lazer, uma vez que o trabalho remoto se consolidou durante a pandemia e as jornadas de trabalho estão mais flexíveis.

Por fim, 85% dos consumidores optam por viagens ecológicas, para acomodações que adotam medidas de sustentabilidade.

O Trends Report, da rede de hoteis Hilton, também divulgou tendências de viagem para 2024 que corrobora com os dados apresentados pelo relatório da Visa, em especial no que tange à busca por personalização e experiências significativas. O documento acrescenta que a gastronomia, a cultura e as conexões influenciarão as decisões sobre viagens de lazer, à medida que as pessoas priorizam, cada vez mais, a compra de experiências em vez de coisas.

O gestor do Circuito das Águas Paulista, Antônio Henrique Corsi, comenta que o Circuito das Águas Paulista está preparado para atender aos interesses desse público, crescente e em transformação. “A nossa região é um destino extremamente qualificado. Contudo, estamos sempre atentos às tendências do mercado para nos posicionarmos como o destino preferido pelos turistas”, comenta.