Circuito das Águas Paulista - Holambra - Eventos Anuais

Voltar para página anterior

CALENDÁRIO DE EVENTOS

Holambra realiza diversos eventos ao longo do ano, voltados para todos os tipos de públicos.
São eventos esportivos, culturais, sociais, de tecnologia e de negócios. Confira!

FEVEREIRO

Carnaval
Criativo e inusitado, o desfile de Carnaval de Holambra ocorre tradicionalmente as 14h da terca-feira, ao longo da Alameda Maurício de Nassau. Muito diferente dos Carnavais de rua das outras cidades, em Holambra os foliões formam blocos, e montam um carro alegórico em cima de carretas de tratores. Normalmente participam cerca de 25 blocos, divididos em diversas categorias, que são premiadas ao final do desfile. Além do tradicional desfile, ainda são organizados bailes e matinê para toda a população.

ABRIL

Dia da Rainha
Originalmente realizado na Holanda, o Dia da Rainha surgiu para comemorar o aniversario da rainha Wilhelmina, quando ocupou o trono real em 1891. Comemorado pela primeira vez em Holambra em 2001, o evento tem como público alvo os holandeses que deixaram sua pátria e ainda cultivam seus costumes. A cada ano a festa é feita de uma maneira diferente, dependendo do que os organizadores planejarem. Normalmente conta com o hasteamento das bandeiras, hinos de Holambra, Holanda e Brasil e atividades culturais, como apresentações dos grupos de dança folclórica, Gaiteiros de Holambra e Fanfarra.

MAIO

Gincana de Charretes
Realizada pela primeira vez em 1973, a Gincana de Charretes é um dos eventos mais antigos da cidade de Holambra. Naquela época, este era o único meio de transporte, e a tradição perdura até hoje. 
A gincana é organizada por um grupo de voluntários que desbrava as áreas rurais para montar um trajeto de aproximadamente 13km, a ser percorrido por aproximadamente 70 charretes e carroças. 
A partir das seis horas da manhã as primeiras charretes já começam a chegar ao ponto de largada. Lá, fazem sua inscrição, revisam os arreios, charretes, tomam um café e partem para um dia de muita descontração. 
Logo após a partida, os charreteiros recebem um questionário, que junto com as provas do percurso, somarão pontos para definir os vencedores da competição. Normalmente são cerca de 12 provas que exigem dos competidores habilidade, força e inteligência. É comum os competidores elegerem um membro para participar das provas mais sujas, já que não são todos que querem passar o dia molhados e cobertos de barro e ovos. 
É uma atividade que reúne desde crianças a pessoas mais experientes, em busca de um dia de pura diversão. Alcançou tanto sucesso, que já entrou para o calendário de eventos do município, mas aos que querem participar, é necessário que tragam seus cavalos e carroças e se informem dos pré-requisitos.
Aviestur
A Aviestur, Feira de Turismo do Estado de São Paulo, organizada pela Aviesp (Associação Brasileira de Agências do Interior do Estado de São Paulo) realizara sua primeira edição em Holambra, após anos em Campos do Jordao. A feira tem o objetivo de auxiliar no relacionamento entre os profissionais que atuam no mercado de viagens e turismo.

JUNHO

Hortitec
A Hortitec (Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas) é a maior feira de horticultura da América Latina e é realizada sempre no mês de junho, desde 1993. Voltada aos produtores e profissionais de agribusiness interessados em conhecer as tendências do mercado, trocar experiências, fazer e programar negócios, a Hortitec traz cerca de 350 expositores do Brasil e do exterior, que apresentarão as últimas novidades em instalações, equipamentos, insumos e demais tecnologias para flores, frutas, hortaliças, florestais e demais culturas intensivas. A feira oferece ainda oficinas de capacitação e ciclo de palestras coordenados pela Flortec Consultoria e Treinamento. 
Site:www.hortitec.com.br

JULHO

Enflor e Garden Fair
Voltado para floristas, artistas florais e decoradores, O Enflor (Encontro Nacional de Floristas) é uma feira de negócios onde os participantes podem conferir tendências e conhecer o que há de mais novo em flores e plantas ornamentais, embalagens, presentes, ferramentas, acessórios de arte floral em geral, entre muitos outros. Vitrines com ambientes decorados por grandes nomes do setor também fazem parte da mostra. Conta ainda com cursos, palestras, oficinas e eventos exclusivos. 
Site:www.enflor.com.br
Já o Garden Fair (Exposição de Tecnologia em Jardinagem e Paisagismo) destina-se a paisagistas, arquitetos, decoradores de áreas externas, empreendedores imobiliários e mantenedores de jardins e áreas verdes e reúne cerca de 170 expositores no pavilhão onde também acontece a Expoflora. Além dos expositores, na feira acontece um congresso, palestras, demonstrações práticas e visitas. 
Site: www.gardenfair.com.br 
Obs: O Enflor e a Garden Fair são realizados simultaneamente no Pavilhão da Expoflora.
Trekker Trek
Trekker Trek vem de "trator" (trekker) e "puxar" (trek). É uma competição de tratores "envenenados" muito divertida. 
Os tratores utilizados nesta competição são pra lá de especiais: podem ter até 6 motores ou turbinas de aviões! Isso tudo para ficarem mais fortes para puxar uma carga de até 15 toneladas. 
Numa pista de 100m, um trator de cada vez deve puxar uma carreta com peso móvel, que vai ficando mais pesada de acordo que vai avançando sobre a pista. Se o motorista conseguir chegar até o final da pista, acontece o "Full Pull", para alegria de sua equipe. Se mais tratores conseguirem fazer o Full Pull, precisam puxar novamente, com uma carga mais pesada. Ganha aquele que percorrer a maior distância. 
Original dos Estados Unidos, a competição era feita por fazendeiros que tentavam arrastar uma pedra grande a maior distância possível. A partir dos anos 70, começaram a construir máquinas mais potentes, com até quatro motores. Nesta mesma década o esporte foi levado para a Holanda, onde ficou mais conhecido. 
Em 92 esse esporte chegou ao Brasil. O primeiro evento foi em Holambra (SP), organizado por descendentes de holandeses que já conheciam o esporte do país europeu. Hoje já está sendo praticado em várias cidades. 
Site: www.trekkertrek.com.br
Zeskamp
Zeskamp é uma competição esportiva que reúne integrantes de todas as colônias holandesas no Brasil. São elas: Holambra e Campos de Holambra (conhecida como Holambra II), ambas no Estado de São Paulo, Castrolanda, Carambeí e Arapoti (no Paraná) e Não-Me-Toque (RS). 
Ela acontece uma vez por ano, sempre no mês de julho e numa colônia diferente. Além dos esportes tradicionais, como futebol e vôlei, são disputadas também provas tradicionais na Holanda. Essas provas formam a gincana Zeskamp.

AGOSTO

Mercado das Pulgas
O Mercado das Pulgas ou Vlooien Markt e uma feira de venda e troca de produtos usados. São cerca de 90 expositores (moradores da cidade) oferecendo uma enorme variedade de itens, como utensílios domésticos, bijuterias, sapatos, roupas, livros, CDs, DVDs, antiguidades, brinquedos, ferramentas e muitos outros, por preços baixos. Começou em 2002, ano em que foram feitas duas edições, e a partir de 2003 passou a ser realizado sempre em agosto. Devido ao grande sucesso, voltou a ser realizado duas vezes ao ano. 
Telefone: (19) 3802 2053

SETEMBRO

Expoflora
É o maior evento que acontece em Holambra. Para você ter idéia, a cidade de onze mil habitantes recebe de 25 a 30 vezes este número num único mês! Lá você encontra uma exposição de flores, mostra de paisagismo, danças folclóricas holandesas, museu, mini-sítio, shows, chuva de pétalas, desfile de carros alegóricos entre muitas outras atrações. Vale a pena programar-se para passar o dia todo no local, para ter tempo de curtir todas as atividades! O site da Expoflora é rico em detalhes e vale a pena gastar uns 15 minutos navegando por ele! 
Site: www.expoflora.com.br QUER SABER MAIS? É PRA JÁ!

OUTUBRO

Aniversário da Cidade
Holambra comemora seu aniversário no dia de sua emancipação: 27 de outubro. As festividades variam de acordo com cada gestão. O que será que estão programando para este ano?

DEZEMBRO

Festa de São Nicolau
Todos os anos o grupo Losango organiza uma festa para São Nicolau. Os Pedros Negros já podem ser vistos pelas ruas da cidade desde meados de Novembro e vários eventos acontecem até o dia 5 de Dezembro. Um deles é a tarde desenhos, quando as crianças fazem trabalhos manuais em sua homenagem. O evento mais importante acontece no final de semana mais próximo ao dia 5, quando São Nicolau recebe as crianças em sua festa de aniversário. É um período muito alegre e mágico, não só para as crianças, mas para todos que se deixam levar pela tradição.
Natal de Luzes
A cada ano a Prefeitura enfeita a cidade com luzes, presépios e bonecos. A cidade fica toda iluminada e vários eventos acontecem no mês de dezembro, logo após a Festa de São Nicolau. O ponto alto e a Parada de Natal, um desfile realizado em parceria com o Comtur, com carros alegóricos, música e muita festa.

Presépio Vivo
Este é um evento que realmente vale a pena ver! Através de um percurso, o visitante vai participando de um grande teatro ao ar livre, encenando o nascimento de Jesus Cristo. Realizado no recinto da Expoflora, o evento é encabeçado e encenado somente por voluntários, que aproveitam a ocasião para passar uma mensagem de paz.



Circuito das Águas Paulista Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Pólo Turístico do Circuito das Águas Paulista
Rua Nossa Senhora do Rosário, s/n - Centro de Convenções Circuito das Águas (Rodovia Serra Negra - Lindóia)
Serra Negra/SP - CEP: 13930-000 - (19) 3892-1015
Desenvolvido por: DIGITATOS